Como ligar o carro se ele não pega

Como ligar o carro se ele não pega

Uma das coisas que muitas vezes esquecemos quando temos um carro é o que fazer se este não pegar.

Tem estado numa relaxante fuga de fim-de-semana e quando vai buscar o carro apercebe-se que deixou as luzes acesas desde sexta-feira… e a bateria está descarregada.

Sabe que poderia ligá-lo empurrando mas o carro… é automático.

Acontece que se deixar as luzes acesas durante demasiado tempo, a bateria está completamente descarregada e não pode arrancar. A bateria do carro é recarregável, e é recarregada por uma coisa chamada alternador, para que não perca a sua carga instantaneamente quando o carro está a funcionar ou a conduzir.

Assim, se sobrar alguma coisa eléctrica no carro ou estiver ligado enquanto o carro é desligado em poucas horas, está lixado.

Não se preocupe, estas coisas acontecem, não há nada que possa ser feito. Mesmo os melhores condutores podem cometer um erro.

1. Como ligar um carro que não pega: as primeiras coisas primeiro

Naturalmente, a parte mais importante de como ligar um carro se não pega, é ter alguns cabos com grampos. Pode comprá-los numa loja de peças, ou aqui mesmo muito barato:

Também precisa de um bom samaritano para o ajudar, pois vai precisar de outro carro para ligar e recarregar a bateria.

2. Como ligar um carro: siga estes passos ao pé da letra

Passo 1

Antes de mais, é preciso tirar os cabos dos saltas e endireitá-los correctamente. Certifique-se de que são armazenados num local seco, de preferência numa caixa de ferramentas para evitar a corrosão. Lembre-se que está a manusear contactos eléctricos directos e não quer que os seus novos fios se estilhacem ou que as suas peças metálicas enferrujem.

Passo 2

Certifique-se de que os dois carros estão estacionados lado a lado. Coloque-os em neutro ou num automático em P ou N e desligue-os. A bateria no carro “doador” fará o levantamento pesado, uma vez iniciado o processo de arranque.

Passo 3

Os cabos de arranque são normalmente um cabo vermelho e um cabo preto ligados a braçadeiras. Ligue um dos grampos vermelhos ao terminal positivo da sua bateria. Isto é normalmente indicado por um símbolo +. Caso contrário, o terminal positivo é normalmente maior. A outra extremidade da pinça é colocada no terminal positivo do outro carro.

Passo 4

A seguir, fixar o grampo preto ao terminal negativo da bateria do carro doador. Pegue na outra extremidade e não a prenda ao terminal da bateria descarregada, mas sim a uma parte metálica do automóvel que não tenha sido previamente limpa, isto funcionará como uma ligação à terra.

Passo 5

Afaste-se e ligue o carro com a bateria carregada e deixe-o a funcionar durante alguns minutos. O que acontece, é que a bateria descarregada está a aproveitar o fluxo de energia gerada pelo carro em funcionamento, o suficiente para carregar a bateria e dar-lhe energia suficiente para ligar o motor. Isto demora normalmente alguns minutos. Pode agradecer à outra pessoa pela sua ajuda.

Passo 6

Após cerca de 10 a 15 minutos, tentar ligar o carro que tinha uma bateria descarregada. Se as luzes interiores acenderem mas o carro não arrancar, poderá ter um problema diferente, muito provavelmente com o motor de arranque.

Se o motor funcionar, ainda não está seguro. Retirar os grampos de modo inverso ao que fazíamos antes, primeiro o grampo de terra, depois o grampo negativo, depois o cabo preto no carro e o cabo vermelho do cabo doador e finalmente na nossa bateria.

Passo 7

Manter o motor em funcionamento durante pelo menos 15 minutos para fazer funcionar o alternador e devolver a bateria ao seu estado original e depois conduzir por mais 5 minutos para assegurar níveis óptimos de carga.

3. Como ligar o carro quando não há carros por perto?


Se tiver azar e não houver carros em lado nenhum, há uma forma de ligar o seu carro, só precisa de ser um pouco cauteloso. Há bancos de energia que podem ligar o seu carro.

Os boosters de arranque para carro são dispositivos portáteis, bastante baratos e que valem o dinheiro, especialmente se tiver um carro automático, onde não tem maneira de o arrancar com a embraiagem. Servem também como um powerbank gigante, com uma grande capacidade para qualquer smartphone ou tablet através da tomada USB.