A maré: Por que o nível do mar sobe ou desce

A maré: Por que o nível do mar sobe ou desce?

Ao longo de 24 horas, ocorrem duas marés altas e duas marés baixas em um intervalo exato de ciclos completos de 12 horas e 25½ minutos.

Se você olhar, seja na costa ou nas margens das praias, a água do mar ou do oceano nem sempre permanece no mesmo nível. Suba e desça novamente ao longo do dia. Isso é o que se chama de maré.

Esta subida e descida do nível da água pode ser facilmente observada nas zonas costeiras e nas praias: a água dos oceanos e mares nunca mantém um nível constante.

A subida e descida do nível da água do mar é chamada de maré alta e a queda ou subsidência do nível da água é chamada de maré baixa. Dura cerca de 12 horas do pico de uma maré alta para atingir o pico da próxima maré alta. Da mesma forma, há uma diferença de cerca de 12 horas entre o limite inferior para o qual o nível da água cai na maré alta e o limite inferior na próxima maré baixa.

Em outras palavras, do nível mais baixo ao qual a água cai na maré baixa, leva cerca de 6 horas para a água subir até o nível mais alto na próxima maré alta. O limite de subida e descida do nível da água devido às marés é inferior a 1 metro no meio do mar.

O que causa a subida e descida das marés?

  • A atração do sol e da lua na Terra
  • A força centrífuga causada pela rotação da Terra

Embora o sol seja muito maior que a lua, é a lua que exerce a maior atração sobre a terra. Isso ocorre porque a Lua está muito mais próxima da Terra do que o Sol.

Durante a rotação da Terra , as marés altas ocorrem nas partes mais próximas da Lua e nas partes que estão na direção oposta (ou seja, nas partes antípodas). Entre estes dois, há marés baixas nas duas partes intermediárias.

Portanto, ao longo de 24 horas, ocorrem duas marés altas e duas marés baixas. O intervalo exato dos ciclos completos é de 12 horas e 25½ minutos. A lua se move de oeste para leste e gira em torno da Terra uma vez a cada 29½ dias. A lua, portanto, nunca cruza um meridiano precisamente em um intervalo de 24 horas. Isso ocorre porque em 24 horas a própria lua se move um pouco para o leste em sua órbita.

A TERRA, A LUA E O SOL E COMO ELES INFLUENCIAM NA MARÉ

Como resultado desse movimento para frente da lua, o intervalo de tempo entre duas travessias consecutivas da lua em um determinado meridiano é de 24 horas e 51 minutos. Portanto, leva 12 horas e 25 minutos e meio de uma maré alta para outra.

Em um dia de lua cheia, o sol e a lua estão localizados em lados opostos da terra. Portanto, nesse dia, a porção da Terra voltada para a lua apresenta uma elevação do nível da água maior do que nos outros dias, sob a influência da maré primária da lua e da maré secundária do sol.

Também no lado oposto da Terra, o nível da água sobe mais do que em dias normais sob a influência da maré primária do sol e da maré secundária da lua. Essa alta é chamada de Full Moon Spring Tide.

A Terra gira de oeste para leste. Como resultado, as marés na superfície do mar ocorrem sucessivamente de leste a oeste. Isso faz parecer que a água do mar está fluindo de leste para oeste durante uma maré. Na maré alta, a água das marés entra em um rio através do estuário com grande força. Isso é conhecido como perfuração de maré.

Rate this post