O cacau não é apenas o alimento mais saboroso do mundo, mas tem muitos benefícios
Hoje vou te contar sobre ele cacau, o superalimento mais saboroso do planeta e com múltiplos benefícios para o seu corpo, que possui um grande número de propriedades que o tornam uma das melhores opções para preencher o seu corpo de nutrientes.
Este é rico em vitaminas, antioxidantes e mineraisPor esse motivo, é considerado um superalimento e você não pode parar de adicioná-lo à sua dieta se quiser se manter saudável. A seguir, mencionarei suas características e múltiplos benefícios …
Index do Artigo
Nutrientes do cacau
Atualmente, muitas pessoas estão realizando diversos estudos sobre este alimento, os quais têm demonstrado a grande quantidade de benefícios que você pode receber em sua ingestão. Isso se deve à variedade de nutrientes que possui, como: fibra, a minerais Y polifenóis e sua diversidade de vitaminas; por isso é ideal para adicioná-lo à sua dieta alimentar.
O cacau desengordurado destaca-se por ser um alimento rico em fibras, o que ajuda a mantenha a saúde digestiva do seu corpo, promovendo a evacuação e gerando um efeito saciante nas pessoas que o consomem, o que é ideal para controle de peso.
Por outro lado, o cacau é rico em vitaminas B e minerais como manganês, magnésio e cobre. É importante lembrar que nem todos os cacau possuem os mesmos nutrientes, pois alguns não são puros, mas são submetidos a diversos tratamentos químicos, entre os quais se destaca a alcalinização.
Em particular, aqueles que são alcalinizados perdem até 50% de seus flavonóides, que são compostos por polifenóis e tendem a ser responsáveis por suas diferentes propriedades antioxidantes.
Por que é importante consumir cacau?
O consumo regular de cacau tem impacto na saúde e é considerado um medida preventiva para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, metabólicas, neurológicas e degenerativas.
O consumo regular e prolongado deste superalimento pode levar a baixar a pressão arterial em pessoas com hipertensão, pelo fato de ajudar dilatação das artérias. Da mesma forma, também é capaz de níveis mais baixos de colesterol no sangue, que é a principal causa de doenças como a arteriosclerose.
Os diferentes componentes do cacau também podem regular o metabolismo hormonal, o que gera uma grande redução nos problemas de saúde relacionados à obesidade. Por esse motivo, incorpore regularmente esse alimento em sua dieta, acompanhado de um atividade física recorrente, Você pode alcançar reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Da mesma forma, considera-se que o cacau é capaz de prevenir o risco de padecer de doenças que levam à perda de memória, principalmente em idosos, o que comprova que é capaz de melhorar de forma otimizada o desempenho cognitivo das pessoas, sem gerar nenhum tipo de efeito colateral.
Usos do cacau
Um de seus principais usos é no fabricação de chocolate, onde o cacau em pó e sua gordura são utilizados; Esses ingredientes costumam ser misturados com açúcar refinado e leite, e dependendo da quantidade com que são preparados, pode-se produzir uma grande variedade de chocolates.
Ao adicionar esses componentes, o chocolate tem ainda mais contribuições nutricionais.
Desde a descoberta do cacau, tem sido atribuído mais de 100 usos medicinais, já que os tratamentos que utilizam os diferentes recursos que o cacaueiro proporciona, podem ajudar a alivia febre, fadiga, magreza, problemas cardíacos, anemia, problemas digestivos e renais.
Planta de cacau
A manteiga que contém cacau também pode ser usada como base para um cosmético, que é usado para tratar diferentes problemas de pele, como: estrias e as rugas. Da mesma forma, é amplamente utilizado para dão brilho e força ao cabelo.
Outro dos usos inovadores do cacau é no ambiente estético, por meio da aplicação de diferentes massagens, com uma mistura de chocolate e óleos essenciais, benéficos para a pele.
A combinação de massagem relaxante na companhia de chocolate, gera um efeito de liberação de estresse e esfoliação da pele.
Mitos e verdades sobre o cacau
Graças ao fato de que o cacau fornece uma grande quantidade de gordura, esta às vezes pode ser considerada uma das maiores causador de acne, aumento do colesterol e enxaquecas; Porém, de acordo com estudos realizados por pesquisadores, foi demonstrado que não há evidências científicas que associem o cacau a esses problemas.
Outro mito conhecido é que o cacau gera um vício ao seu consumo, mas está determinado que para o cacau gerar algum tipo de vício ou dependência física, devem ser consumidos pelo menos 15 quilos por dia, por isso não é possível você ficar dependente desse alimento.
Planta de cacau
Por outro lado, o cacau é composto por diferentes substâncias, entre as quais se destacam o cafeína e a teobromina, estes são caracterizados por serem estimulantes do sistema nervoso central, o que pode explicar o motivo pelo qual, quando uma pessoa ingere chocolate, sente-se com muito mais energia por algum período de tempo. Isso indica que o cacau tende a ser um alimento estimulante, por isso não se sugere abusar do seu consumo, para evitar efeitos negativos no organismo.
Outro mito relacionado ao cacau é que ele é um comida que engorda; Os especialistas dizem que o peso corporal de uma pessoa depende de um grande número de fatores e, embora o cacau contenha um alto valor energético, o ganho de peso após o consumo dependerá da quantidade ingerida.
Você já conhece as principais razões pelas quais esse alimento fornece uma fonte de nutrientes inatingíveis; Por isso, você não pode deixar de adicionar à sua dieta o cacau, o superalimento mais saboroso do planeta e com múltiplos benefícios.